Cultura Alemã é atrativo turístico de São Leopoldo

Mais um final de ano chegando e, como de costume, a maioria dos municípios preparam suas comemorações de Natal e virada do ano. O Rio Grande do Sul têm com como principal vitrine para os festejos de Natal a cidade de Gramado, com o Natal Luz. Os municípios vizinhos à Gramado aproveitam esta época para tentar atrais os turistas que vêm ao estado acompanhar os festejos natalinos. Um exemplo é São Leopoldo, na região do Vale dos Sinos, onde além do Caminhos do Natal, os visitantes encontram muitas características da cultura germânica na cidade.

Distante 30 km de Porto Alegre, o município é o berço da colonização alemã no Brasil. São Léo, como é conhecida, tem como um de seus pontos turísticos a Casa do Imigrante.

Casa do Imigrante no bairro Feitoria
Construída em 1788, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico em 1992

A casa é o símbolo da imigração alemã, pois em 1824 abrigou os primeiros imigrantes germânicos do Brasil. Construída em outubro de 1788, no estilo enxaimel, a casa tem cozinha colonial, quarto do alfaiate, quarto de dormir, oficina do fotógrafo, venda típica da colônia e outros quartos e salas antigas, além de utensílios e vestuário utilizados pelos imigrantes ao chegarem no país.

 

Artefatos pertencentes ao museu
Artefatos pertencentes ao museu

Outro local que merece destaque é o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Fundado em 1959, possui um acervo histórico com mais de mil peças, biblioteca com oito mil volumes sobre história, geografia, artes, folclore e tradição do Rio Grande do Sul e imigração alemã, mais de 13 mil fotos antigas, além de 140 mil documentos. Com ajuda da população, prefeitura e Governo da República Federal da Alemanha, em 1985 foi construído o prédio próprio, localizado próximo a entrada da cidade.

Prédio do Museu Visconde de São Leopoldo
Maior museu sobre imigração alemã da América Latina

Então vale dar uma passada por São Leopoldo e conferir estes e outros pontos turísticos da cidade berço da imigração alemã no Brasil.

 


5 Respostas to “Cultura Alemã é atrativo turístico de São Leopoldo”

  1. […] para todos os gostos. Para quem gosta de cultura, como se diz, é um “prato cheio“. A cultura alemã é um forte atrativo turístico na cidade. Os turistas que passeiam pela cidade encontram casas e prédios antigos que foram construídos […]

  2. PONTOS TURÍSTICOS SE CRIAM TAMBÉM,HAJA VISTO GRAMADO E OUTRAS CIDADES. EM NOVO HAMBURGO FORAM CRIADOS O MONUMENTO A BIBLIA, O MONUMENTO DO SAPATEIRO E A FUNDAÇÃO SCHEFFEL.
    POR QUE NÃO SE CRIAR MAIS?

  3. eu ja fui na casa do imigrante e muito antiga

  4. eu nem era nascida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: