São Leopoldo – Uma cidade sem pontos turísticos?

Muitos consideram São Leopoldo como uma cidade sem pontos turísticos. Mas a cidade tem atrativos para todos os gostos. Para quem gosta de cultura, como se diz, é um “prato cheio“. A cultura alemã é um forte atrativo turístico na cidade. Os turistas que passeiam pela cidade encontram casas e prédios antigos que foram construídos pelos imigrantes. A Câmara de Vereadores do município é uma destas construções.

 Câmara Municipal de Vereadores

Junto a Câmara de Vereadores está localizada a praça do Imigrante. No centro da praça, que é a mais antiga do município, está o monumento ao Centenário da Imigração Alemã, construído em 1924, em comemoração ao centenário da imigração.

A praça também é conhecida como praça do Centenário

A praça também é conhecida como praça do Centenário

Ainda falando sobre a cultura na cidade, o Museu do Trem atraí muitos visitantes. A Estação Ferroviária de São Leopoldo foi a primeira a ser construída no estado, iniciada em novembro de 1871. O Museu do Trem foi idealizado pelo ex-prefeito de São Leopoldo, Henrique da Costa Prieto, e inaugurado em 26 de novembro de 1976, sob a responsabilidade do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo que assinou um termo de compromisso com a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (R.F.F.S.A.).

O museu está localizado ao lado do Trensurb

O museu está localizado ao lado do Trensurb

[blip.tv ?posts_id=1547870&dest=-1]

O Museu do Trem foi tombado como patrimônio histórico em outubro de 1990. Hoje, em suas dependências, está instalado o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que responde pela sua coordenação e funcionamento.

São Leopoldo também tem um forte turismo por parte dos religiosos. Romarias chegam de diversos pontos do Rio Grande do Sul para visitar o Santuário Sagrado Coração de Jesus – Padre Réus. No santuário encontra-se o túmulo do Padre João Baptista Reus, local de maior afluência de romeiros. Muitos vem orar e agradecer por graças concedidas pelo sacerdote que morreu com fama de santidade.

Imagem interna do Santuário

O Santuário foi construído entre os anos de 1958 e 1968. A Fachada da Igreja, de 14m de altura e 32m de largura, apresenta em mosaico, um gigantesco painel apocaliptico de 185 m², um dos maiores do mundo.

Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Padre Réus

Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Padre Réus

Além destes atrativos, São Leopoldo também tem espaço para o público jovem. Por sediar a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), é considerada uma cidade universitária. Jovens de várias cidades curtem a noite nas danceterias do município. Neste final de ano, por exemplo, ao invés de passar os festejos com familiares, muitos adolescentes preferem um final de ano mais festeiro.

Quem ainda prefere as festas natalinas, São Leopoldo tem o Caminhos de Natal. A festa natalina na cidade não tem ainda muita tradição, mas para os moradores da cidade, melhora a cada ano.

Para finalizar, São Leopoldo, apesar de não parecer, tem sim pontos turísticos. Por mais que não tenham fama, como por exemplo o Parcão, em Porto Alegre, são lugares importantes que constroem a história do município.

Confira como chegar aos pontos turísticos.

 Pontos turisticos em São Leopoldo

Anúncios

~ por paulophm em 2 dezembro, 2008.

4 Respostas to “São Leopoldo – Uma cidade sem pontos turísticos?”

  1. […] pessoal, e está situada em Novo Hamburgo. O Vale dos Sinos também concentra outra casa, essa em São Leopoldo, a Factory, famoisa por reunir todas as tribos em um único lugar. Já para quem vai para o […]

  2. […] Ao mesmo tempo, a cidade capilé recebe as luzes do projeto Caminhos de Natal, que reforça os pontos turísticos de São Leopoldo. Para quem não os conhece, pode fazê-lo no […]

  3. Faltou a casa do imigrante!

    • Primeiro lugar obrigado pelo comentário. Infelizmente não foi possível um acesso a Casa do Imigrante. Este trabalho deveria ter um texto ligado a uma foto, sendo assim não pude escrever sobre este local que é tão importante para a cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: